sexta-feira, 21 de maio de 2010

Avaliação do 4º Normal Médio

Escola Estadual Napoleão Araújo - Ensino Fundamental e Médio
Professora: Cícera Maria Pereira de Carvalho
Bom Nome, 21 de abril de 2010
Aluno:___________________________________ Série:______ Turma:_______
Avaliação de Língua Portuguesa (Leitura)

O leão
A menina conduz-me diante do leão, esquecido por um circo de passagem. Não está preso em gradil de ferro, velho e doente. Foi solto no gramado e a tela fina de arame é escarmento ao rei dos animais. Não mais que um caco de leão: as pernas reumáticas, a juba emaranhada e sem brilho. Os olhos globulosos fecham-se cansados, sobre o focinho contei nove ou dez moscas, que ele não tinha ânimo de espantar. Das grandes narinas escorriam gotas e pensei, por um momento, que fossem lágrimas.
Observei em volta: somos todos adultos, sem contar a menina. Apenas para nós o leão conserva o seu
antigo prestígio - as crianças estão em redor dos macaquinhos. Um dos presentes explica que o leão tem as pernas entrevadas, a vida inteira na minúscula jaula. Derreado, não pode sustentar-se em pé.
Chega-se um piá e, desafiando com olhar selvagem o leão, atira-lhe um punhado de cascas de amendoim. O rei sopra pelas narinas, ainda é um leão: faz estremecer as gramas a seus pés.
Um de nós protesta que deviam servir-lhe a carne em pedacinhos.
- Ele não tem dente?
- Tem sim, não vê? Não tem é força para morder.
Continua o moleque a jogar amendoim na cara devastada do leão. Ele nos olha e um brilho de
compreensão nos faz baixar a cabeça: é conhecido o travo amargoso da derrota. Está velho, artrítico, não se
aguenta das pernas, mas é um leão. De repente, sacudindo a juba, põe-se a mastigar capim. Ora, leão come verde! Lança-lhe o guri uma pedra: acertou no olho lacrimoso e doeu.
O leão abriu a bocarra de dentes amarelos, não era um bocejo. Entre caretas de dor, elevou-se aos poucos nas pernas tortas. Sem sair do lugar, ficou de pé. Escancarou penosamente os beiços moles e negros, ouviu-se a rouca buzina do fordeco antigo.
Por um instante o rugido manteve suspensos os macaquinhos e fez bater mais depressa o coração da
menina. O leão soltou seis ou sete urros. Exausto, deixou-se cair de lado e fechou os olhos para sempre.
1º) A que tipos textuais você relacionaria o texto acima:
a) Injuntivo/preditivo b) Argumentativo/expositivo c) Descritivo/narrativo
2º) Assinale a alternativa correta em relação ao assunto do texto:
(a) Fato: a morte do leão/ Causas principais: abandono e maus tratos.
(b) Fato: abandono/ Causas principais: A velhice e doença do leão.
(c) Fato: maus tratos/ Causas principais: decadência física do animal e abandono
3º) O que significa no texto a expressão: Apenas para nós o leão conserva o seu antigo prestígio
(a) Aquele leão não chamava mais a atenção de nenhuma criança.
(b) Aquele leão era maltratado pelas outras pessoas.
(c) Aquele leão ainda era considerado o rei dos animais para os adultos.


GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A gravidez da mulher jovem não é um problema exclusivo de nossos dias. Nossas avós casavam-se aos 15 ou 16 anos e começavam a procriar, nunca ocorrendo a ninguém daquela época que isso pudesse ser um problema,
pois essas gestações eram desejadas. O que se tem constituído em preocupações, nos dias atuais, é o crescente
número de gestações indesejáveis e indesejadas na adolescência. Surgem como um“efeito colateral” do exercício da sexualidade entre jovens - às vezes muito jovens- que, pela própria imaturidade, nem sempre são
capazes de avaliar e de assumir os riscos e as conseqüências dessa vida sexual.
O problema da gestação indesejada entre adolescentes passou a se tornar importante a partir da década de 60. A revolução de costumes, a onda de contestação juvenil, o advento de anticoncepção eficaz e a afirmação dos direitos da mulher marcaram a época, marcando em maior liberalização do exercício da sexualidade, iniciação sexual mais precoce e aumento dos índices de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez indesejada.
Dentre os inúmeros fatores que contribuíram para essa situação, há de se destacar o uso e abuso da sensualidade nos meios de comunicação de massa. A urbanização acelerada também contribuiu para a mudança nos hábitos e na estrutura e dinâmica das famílias. Afrouxaram-se, nas grandes cidades, os tradicionais meios sociais e familiares e controle sobre a sexualidade dos jovens.
Tivemos assim, nas últimas décadas, importantes mudanças sociais e culturais que acabaram estimulando os jovens - principalmente as mulheres adolescentes - ao início da vida sexual ativa. Sem, no entanto, prepará-los
para o exercício consciente dessa sexualidade. Como seria de esperar, essa situação resultou num grande número de da freqüência de doenças sexualmente transmissíveis e de gestações indesejadas.
No Brasil, embora não existam estatísticas globais, dados do IBGE nos dão conta de que ocorrem cerca de 600 mil partos adolescentes por ano, aos quais devemos acrescentar no mínimo outras 500 mil gestações que terminaram em abortamento provocado.
Outra cruel faceta do problema é a do filho socialmente indesejado. A inadequação social dessas crianças, muitas vezes abandonadas e mal-amadas, é importante causa da mortalidade infantil e de delinqüência juvenil.
Do ponto de vista orgânico, as pesquisas mais recentes vêm mostrando que as complicações médicas da gravidez precoce não são importantes. Os maiores riscos, na verdade, são os psicológicos e sociais. Tanto é assim que a gestação transcorre praticamente sem problemas, quando desejada e acolhida por um ambiente socialmente favorável.
Lembramos que, uma vez instalada uma gestação indesejada, a adolescente só tem três soluções possíveis,
nenhuma delas satisfatória em todos os sentidos: abortamento, casamento por conveniência ou, se as anteriores não forem as eleitas, ser mãe solteira adolescente.
O abortamento provocado, pelos riscos que traz, não é evidentemente uma opção recomendável. Casamento por conveniência freqüentemente acabam em separação e, quando não, levam a um convívio infeliz. Finalmente num meio preconceituoso como é o nosso, ser mãe solteira é uma condição extremamente penosa. Assim, nenhuma dessas três soluções é a ideal, cada uma delas criando novos problemas.
A solução, evidentemente, não está em reprimir a sexualidade dos adolescentes, mas sim em prepará-los para o seu exercício. Em outras palavras, a solução só será possível com a instalação de programas coerentes e duradouros de educação sexual. (Pais e Teens, ano 2, nº. 3).
1º) A finalidade de todo texto argumentativo é defender o ponto de vista do autor a cerca de um problema em discussão na sociedade.
a) Qual é o problema enfocado no texto lido? R___________________________________________________
b) Identifique, na introdução (parágrafo 1º) a idéia principal do texto.
R_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Para fundamentar a idéia principal, o autor utiliza dados estatísticos. Quais são esses dados?
R________________________________________________________________________________________

2º) Como médico ginecologista, o autor não vê na gravidez da mulher jovem problemas orgânicos, isto é, complicações médicas. Entretanto, vê outros tipos de problemas.
a) De que tipos são esses problemas?R__________________________________________________________
b) Que saídas ele vê para a jovem que engravidou precocemente, sem haver feito essa opção?
R________________________________________________________________________________________
c) Que opinião o autor revela ter sobre essas saídas? Por quê?
R_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor
(Zé Ramalho e Otacílio Batista)
Numa luta de gregos e troianos
Por Helena, a mulher de Menelau
Conta a história de um cavalo de pau
Terminava uma guerra de dez anos
Menelau, o maior dos espartanos
Venceu Páris, o grande sedutor
Humilhando a família de Heitor
Em defesa da honra caprichosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor

Alexandre figura desumana
Fundador da famosa Alexandria
Conquistava na Grécia e destruía
Quase toda a população Tebana
A beleza atrativa de Roxana
Dominava o maior conquistador
E depois de vencê-la, o vencedor
Entregou-se à pagã mais que formosa
Mulher nova bonita e carinhosa
Faz um homem gemer sem sentir dor

A mulher tem na face dois brilhantes
Condutores fiéis do seu destino
Quem não ama o sorriso feminino
Desconhece a poesia de Cervantes
A bravura dos grandes navegantes
Enfrentando a procela em seu furor
Se não fosse a mulher mimosa flor
A história seria mentirosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor

Virgulino Ferreira, o Lampião
Bandoleiro das selvas nordestinas
Sem temer a perigo nem ruínas
Foi o rei do cangaço no sertão
Mas um dia sentiu no coração
O feitiço atrativo do amor
A mulata da terra do condor
Dominava uma fera perigosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor
1) O texto acima é do tipo narrativo como você deve ter reconhecido. Responda:
No poema, o refrão é o título da música ou é o título da música que se repete no refrão?
R___________________________________________________________________________________

2) O poema, em cada estrofe, desenvolve histórias que são argumentos para uma idéia fixa. Qual é essa idéia?
R___________________________________________________________________________________

3) Vocês acham que algum dos adjetivos do título/refrão é dispensável na composição do poeta?
R___________________________________________________________________________________

4) Que tipo de homem o poema apresenta? Que qualidades são enfatizadas?
R___________________________________________________________________________________

REAL SENSAÇÃO UMIDADE VENTO PRESSÃO SOL
Quarta, 21/04

2mm
25°C
30°C
24°C
30°C
75%
83%

SE
12km/h
1010mb
1014mb
05h23m
17h12m

Sol, alternando com chuva em forma de pancada rápida e isolada

Qual é o tipo de texto acima?
R___________________________________________________________________________________
Leia o texto abaixo
1. Na panela de pressão frite a cebola e o peito de frango em óleo
2. Junte o arroz e refogue
3. Então junte o palmito, o milho, o molho de tomate e os tabletes de caldo de galinha dissolvidos em água quente
4. Feche a panela de pressão e conte 5 minutos após o início da fervura
5. Retire a pressão da panela, abre e verifique se o arroz está no ponto
6. Se não estiver, feche a panela e conte mais 3 minutos assim que começar a fazer barulho
7. Para dar um charme ao prato, sirva polvilhado com salsa picada.
Qual é o tipo de texto acima?R__________________
Faça um pequeno texto expositivo sobre a sexualidade na adolescência.

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