sexta-feira, 21 de maio de 2010

Avaliações do 7º ano "A"

Escola Estadual Napoleão Araújo - Ensino Fundamental e Médio
Professora: Cícera Maria Pereira de Carvalho
Bom Nome, 14 de abril de 2010
Aluno:___________________________________ Série: 6ª Turma: “A”
Avaliação de Língua Portuguesa
1º) Leia o fragmento do conto abaixo e nos espaços indicados ( ____), coloque adequadamente os seguintes sinais de pontuação travessão, dois pontos, exclamação, interrogação e aspas:
O toco de lápis
Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos.
Um era novo, bonito, com ponta muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver. Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.
O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e disse_____
____Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo______
- Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo______
- Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!
O toquinho de lápis suspirou:
– É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de ___enfrentar_____ o apontador...
Leia







































2º) Responda:
a) O texto acima pertence a que gênero textual? R______________________________________

b) Cite duas características do texto que fez você reconhecer esse gênero:____________________
_____________________________________________________________________________
3º) Retire do texto da Turma da Mônica 6 (seis) adjetivos: R_________________________________________________________________________________
4º) Dos adjetivos retirado do texto da Turma da Mônica, identifique os de gênero: a) Uniforme:________________________________________________________________________ b) Biforme:__________________________________________________________________________
O galo e a raposa
O galo cacarejava em cima de uma árvore. Vendo-o ali, a raposa tratou de bolar uma estratégia para que ele descesse e fosse o prato principal de seu almoço. -Você já ficou sabendo da grande novidade, galo? – perguntou a raposa. -Não. Que novidade é essa? -Acaba de ser assinada uma proclamação de paz entre todos os bichos da terra, da água e do ar. De hoje em diante, ninguém persegue mais ninguém. No reino animal haverá apenas paz, harmonia e amor. -Isso parece inacreditável! – comentou o galo. -Vamos, desça da árvore que eu lhe darei mais detalhes sobre o assunto – disse a raposa. O galo, que de bobo não tinha nada, desconfiou que tudo não passava de um estratagema da raposa. Então, fingiu estar vendo alguém se aproximando. -Quem vem lá? Quem vem lá? – perguntou a raposa curiosa. -Uma matilha de cães de caça – respondeu o galo. -Bem...nesse caso é melhor eu me apressar – desculpou-se a raposa. -O que é isso, raposa? Você está com medo? Se a tal proclamação está mesmo em vigor, não há nada a temer. Os cães de caça não vão atacá-la como costumava fazer. -Talvez eles ainda não saibam da proclamação. Adeusinho! E lá se foi a raposa, com toda a pressa, em busca de uma outra presa para o seu almoço. Moral: é preciso ter cuidado com amizades repentinas.
5º)Responda:
a) O texto acima pertence a que gênero textual? R______________________________________

b) Cite duas características do texto que fez você reconhecer esse gênero:____________________
_____________________________________________________________________________
6º) Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª em relação aos advérbios:
a) (1) Tempo ( ) Os cães não vão atacá-la. b) (2) Lugar ( ) Talvez eles ainda não saibam da proclamação c) (3) Modo ( ) De hoje em diante, ninguém persegue mais ninguém. d) (4)Intensidade ( ) De hoje em diante, ninguém persegue mais ninguém. e) (5) Afirmação ( ) Vendo-o ali, a raposa tratou de bolar uma estratégia. f) (6)Dúvida ( ) E a raposa saiu bem depressa. g) ( 7 )Negação ( ) Certamente a raposa pensou que comeria o galo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário