sexta-feira, 21 de maio de 2010

Avaliação do 9º ano "A"

Escola Estadual Napoleão Araújo - Ensino Fundamental e Médio
Professora: Cícera Maria Pereira de Carvalho
Bom Nome, 08 de abril de 2010
Aluno:___________________________________ Série: 8ª Turma: “A”
Avaliação de Língua Portuguesa – I Bimestre

O LOBO CALUNIADO
A floresta era meu lugar. Eu morava lá e cuidava dela. Tentava mantê-la limpa e em ordem.
Num dia ensolarado, enquanto estava retirando o lixo que um campista havia deixado, eu ouvi uns passos. Pulei atrás de uma árvore e vi uma menininha meio feia descendo o caminho e carregando uma cesta. Logo desconfiei dessa menininha porque estava vestida de maneira tão estranha – toda de vermelho e com a cabeça coberta de tal maneira que parecia não querer que alguém soubesse quem era. Claro que parei para verificar quais eram suas intenções. Perguntei quem era, aonde ia, de onde vinha. Ela me contou uma história mal contada, de que ia para a casa da avó com uma cesta de comida. Parecia ser uma pessoa honesta, mas acontece que ela estava na minha floresta e, de fato, parecia meio suspeita com essa roupa estranha que vestia.
Então, resolvi lhe dar uma lição para mostrar como era séria essa história de se pavonear pela floresta sem ser anunciada e vestida dessa maneira.
Deixei-a seguir seu caminho, mas logo corri na frente para chegar na casa de sua avó.
Quando vi aquela velha senhora simpática, eu lhe expliquei meu problema e ela concordou que sua neta precisava aprender uma lição. Escondeu-se debaixo da cama, esperando que eu a chamasse quando fosse necessário.
Quando a menina chegou, eu estava na cama, vestido como sua avó. A menina entrou e disse alguma coisa malcriada sobre minhas grandes orelhas. Já havia sido insultado antes, tentei então aproveitar suas palavras, sugerindo que minhas grandes orelhas me ajudariam a ouvir melhor. O que quis dizer é que gostava dela e que queria dar maior atenção ao que ela dizia.
Mas, aí, ela fez mais uma gozação, dizendo que meus olhos eram esbugalhados. Agora, você pode entender o que eu estava começando a sentir por aquela menina. Com essa fachada tão bonita, ela escondia que era uma pessoa muito desagradável. Mas resolvi lhe dizer que meus olhos grandes me ajudavam a vê-la melhor.
O insulto seguinte realmente me atingiu. Eu tenho um problema com esses dentes muito grandes. E essa menina fez uma malcriação a respeito deles. Sei que deveria me controlar, mas pulei da cama dizendo que meus dentes me ajudariam a comê-la melhor.
Agora, vejam bem, nenhum lobo nunca comeria uma menininha, todo mundo sabe disso, mas essa menina maluca começou a correr pela casa gritando e eu correndo atrás dela tentando acalmá-la. De repente, a porta se abriu com um estrondo e um lenhador grandalhão estava lá de pé com seu machado. Eu o olhei e vi que estava em apuros. Havia uma janela aberta perto de mim e pulei fora.
Gostaria de dizer que esse foi o fim da história. Mas acontece que aquela vovó nunca contou o meu lado da história. Logo se espalhou o boato de que era um lobo mesquinho e chato. Todo mundo começou a se esquivar de mim. Não sei bem o que aconteceu com aquela menininha, mas eu não vivi feliz para sempre.
(LIEF FEARN)
VOCABULÁRIO:
Caluniado – pessoa que foi vítima de uma calúnia (mentira).
Campista – pessoa que gosta de acampar.
Pavonear – enfeitar-se.
Insultado – atacado com violência.
Esbugalhado – olhos muito abertos.
Fachada – aparência. Estrondo – estouro.
Apuros – dificuldades. Mesquinho – ridículo.



01. Os fatos narrados neste texto tem como espaço a floresta, o que cria um sério problema entre o lobo e a
menina. O problema surge porque:
(a) O lobo se sentia o dono da floresta e via a menina como uma intrusa.
(b) O lobo era realmente o dono da floresta e tinha o direito de escolher quem poderia ficar lá.
(c) A menina invadiu a floresta para desafiar o lobo



02. Mais tarde, o lobo não se controla e ameaça a menina. Isso acontece por que:
(a) Ela invadiu a floresta do lobo.
(b) Ela tocou no seu ponto fraco: seus dentes enormes.
(c) Ela falou mal de suas orelhas e disse que seus olhos eram esbugalhados.

03. No 4º parágrafo, o lobo afirma que a menina é uma pessoa muito desagradável. O que fez a menina, para
para que o lobo pensasse dessa forma?
(a) Faz comentários desagradáveis a respeito das orelhas e dos olhos do lobo.
(b) Faz comentários desagradáveis sobre os dentes do lobo.
(c) Faz comentários desagradáveis sobre as roupas que o lobo estava usando.

04. Vendo seus direitos de “senhor da floresta” desrespeitados pela menina, o lobo decidiu que lhe daria
uma lição. Para isso, contou com a ajuda da vovó. Que faz esta personagem para ajudar o lobo? (a) Esconde-se dentro do armário, esperando que o lobo a chamasse quando fosse necessário. (b) Esconde-se embaixo da cama, esperando que o lobo a chamasse quando fosse necessário.
(c) Esconde-se atrás da porta, esperando que o lobo a chamasse quando fosse necessário.

05. “Logo se espalhou o boato de que eu era um lobo mesquinho e chato”. Segundo o lobo, como a vovó
poderia ter evitado esse boato?
(a) Contando a história do ponto de vista da menina.
(b) Expulsando o lobo de sua casa.
(c) Contando a história do ponto de vista do lobo.

06. Identifique em que pretérito se encontram os verbos destacados:
a) Eu morava lá e cuidava dela. Tentava mantê-la limpa e em ordem.
( ) pretérito perfeito ( ) pretérito imperfeito

b) “Pulei atrás de uma árvore e vi uma menininha meio feia descendo o caminho e carregando uma cesta”.
( ) pretérito perfeito ( ) pretérito imperfeito

07. Reconheça a forma assumida pelos verbos destacados nas orações abaixo e identifique em que modo se encontra:
a) “Agora, vejam bem, nenhum lobo nunca comeria uma menininha, todo mundo sabe disso...”
( ) indicativo ( ) imperativo ( ) subjuntivo

b) “Eu tenho um problema com esses dentes muito grandes”.
( ) indicativo ( ) imperativo ( ) subjuntivo

c) “Sei que deveria me controlar...”
( ) indicativo ( ) imperativo ( ) subjuntivo

08. O texto O LOBO CALUNIADO foi narrado na 1ª pessoa do singular. Passe o trecho abaixo para a 3ª pessoa do singular.
A floresta era meu lugar. Eu morava lá e cuidava dela. Tentava mantê-la limpa e em ordem.
Num dia ensolarado, enquanto estava retirando o lixo que um campista havia deixado, eu ouvi uns passos. Pulei atrás de uma árvore e vi uma menininha meio feia descendo o caminho e carregando uma cesta. Logo desconfiei dessa menininha porque estava vestida de maneira tão estranha – toda de vermelho e com a cabeça coberta de tal maneira que parecia não querer que alguém soubesse quem era. Claro que parei para verificar quais eram suas intenções. Perguntei quem era, aonde ia, de onde vinha
R________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


09. Observe o sentido expresso pelas orações abaixo (adição,adversidade, alternância, explicação ou conclusão e classifique as orações em: aditiva, adversativa, alternativa, explicativa ou conclusiva:
a) Pulei atrás de uma árvore por isso vi uma menininha meio feia descendo o caminho.
R. Oração coordenada sindética ____________________________________________________.

b) Pulei atrás de uma árvore, mas não vi essa menininha meio feia descendo o caminho.
R. Oração coordenada sindética ____________________________________________________.

c) Pulei atrás de uma árvore e vi uma menininha meio feia descendo o caminho.
R. Oração coordenada sindética ____________________________________________________.

d) Pulei atrás de uma árvore, logo, vi essa menininha meio feia descendo o caminho.
R. Oração coordenada sindética ____________________________________________________.

e) Pulei atrás de uma árvore ou vi uma menininha meio feia descendo o caminho?
R. Oração coordenada sindética ____________________________________________________.

10. Identifique o adjetivo utilizado no texto para caracterizar
a) Dia__________________________
b) Menina_______________________
c) Pessoa_______________________
d) Senhora_______________________
e) Orelhas_______________________

11. Observe o gênero dos adjetivos destacados abaixo e classifique-os:
a) menino feio - menina feia / menino maluco – menina maluca
( ) uniforme ( ) biforme

b) menino desagradável - menina desagradável / menino grande – menina grande
( ) uniforme ( ) biforme

12. Que adjetivos pátrios você usaria para substituir as localidades em destaque?
a) Nasci na América do Sul, num país chamado Brasil, na Região Nordeste, no Estado de Pernambuco, na zona do Sertão, no Município de São José do Belmonte e mais precisamente, no Distrito de Bom Nome.
a) americano do sul, brasiliense, nordestino, pernambucano, sertanejo, belmontense, bonomense.
b) sul americano, brasileiro-, nordestino, pernambucano, sertanejo, belmontense, bonomense

13. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª em relação ao significado das seguintes palavras:

a) (1) Figo ( ) seguro, estável, imóvel
b) (2) Fícus ( ) grande glandular, anexo ao tubo digestivo e que secreta bílis.
c) (3) Fixo ( ) infrutescência (fruto) da figueira.
d) (4) Fígado ( ) é uma árvore de folhas perenes, brilhantes e verdes e de crescimento médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário