sexta-feira, 21 de maio de 2010

Plano de Curso do 6º ano

Escola Napoleão Araújo








Plano de Curso
Ensino Fundamental




Disciplina: Língua Portuguesa
Ano: 6º
Professor: Cícera Mª P. de Carvalho
Cronograma: Ano letivo de 2010












Objetivos Gerais:
*Promover práticas de oralidade, orientando os alunos a identificar as relações entre linguagem oral e linguagem escrita e suas relações de independência, de dependência e de interdependência;
*Aprofundar as habilidades de leitura, provendo situações em que os estudantes demonstrem compreensão sobre os textos que leem, refletindo, de forma contextualizada, sobre a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto e de seu sentido;
*Desenvolver nos estudantes habilidades de produzir textos escritos que exigem maior complexidade em sua elaboração, de gêneros variados e com diferentes funções, adequados aos interlocutores pretendidos, a seus objetivos, à natureza do assunto e às condições gerais de produção;
*Proporcionar aos estudantes práticas de análise da língua em uso, visando à construção de conhecimentos sobre o funcionamento da linguagem, o sistema lingüístico, as variedades da língua portuguesa, os diferentes registros, a partir de conhecimentos relevantes para as práticas de produção e recepção de textos;
*Propiciar aos estudantes a compreensão, pelo estudo do texto literário, das formas
instituídas de construção do imaginário coletivo, do patrimônio representativo da
cultura e das classificações preservadas e divulgadas, no eixo temporal e espacial,
visando o letramento literário daqueles estudantes.


Objetivos Específicos:
*Desenvolver a competência comunicativa através das diferentes formas de manifestação da linguagem;
*Analisar textos fonológica e morfossintaticamente;
*Ler, interpretar e produzir textos em geral;
*Realizar os diversos tipos de leitura em sala de aula: autônoma, colaborativa, coletiva, em voz alta pelo professor, com observações, etc;.
*Recitar poemas, bem como ouvir, ler e cantar musicas
*Ouvir e dramatizar notícias (rádio ou televisão);
*Buscar informações e pesquisas em diversas fontes: jornais, revistas, enciclopédias, etc;
*Utilizar o dicionário como suporte na elaboração de palavras e criação de textos;
*Realizar estudos dirigidos;
*Resolver exercícios escritos e complementares


Conteúdo Programático:
●Relatos de experiências e de acontecimentos do cotidiano;
●Narração de histórias reais e imaginárias;
●Audição de canções e notícias, canto e dramatização;
●Recitação de poemas
●Debate regrado, júri simulado e discussão;
●Exposição oral, depoimentos e comentários;
●Leitura e produção de diferentes gêneros textuais: bilhete, carta (informais), postal, diários, verbete de dicionário, convite, crônica, letra de música, poema, notícia, lead, memória, texto de opinião, considerando o destinatário, a sua finalidade e as características do gênero;
●Localização de informações explícitas e implícitas do texto; ● Reconhecimento do tema central, efeitos de sentido de uma determinada palavra ou expressão, das características próprias do tipo ou gênero a que pertence o texto, das partes e relações indicadas por meio de expressões conectoras;
●Elementos contextualizadores do texto: autor; data / época do texto, local, meio de veiculação, os elementos constituintes da narrativa: narrador, personagem, espaço, tempo,
problema/solução, do poema: verso, estrofe, figuras de linguagem, rima, da notícia/lead:quem, o quê, quando, onde
●Identificação de sentidos ou informações com base em foto, ilustrações e outros recursos
visuais, dos elementos constituintes da notícia/quem, o quê, quando, onde e de referências
ou remissões a outros textos ou a outros autores, de elementos indicadores das condições do locutor e do interlocutor
●Distinção entre informações principais e informações secundárias;
●Avaliação da adequação do título do texto ou da proposta de um novo título;
●Distinção entre um fato e uma opinião relativa a esse fato;
●Competência comunicativa: o uso da gramática natural e da gramática normativa;
●Estudo da gramática através de textos;
●Comunicação: intenção, situação e contexto;
●Linguagem verbal, não-verbal e mista;
●Análise morfossintática: classe de palavras (substantivo, adjetivo, advérbio, pronome, verbo; frase, oração, período, sujeito e predicado;
●Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente
e pretérito perfeito na construção do diário;
●Efeitos de sentido provocados pela alteração da ordem regular das palavras na frase;
●Uso da vírgula nos locativos;
●Análise do efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas)
●Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação e aspas;
●Concordância e regência (adequar ao nível dos alunos);
●Percepção dos mecanismos de construção da linguagem figurada;
●Conotação e denotação;
●Elaboração de projetos: intercâmbio de cartas, coletânea de textos de diversos gêneros, jornal-mural.


Procedimentos Metodológicos:
●Apresentação de trabalhos individuais e coletivos;
●Leitura, interpretação e produção de textos diversos;
●Exposição;
●Estudo dirigido;
●Pesquisas;
●Projetos;
●Resolução de exercícios.


Recursos Didáticos:
●Livros do Programa Gestar; CD player; aparelho de TV e DVD; computador; letras de músicas, poemas, crônicas e textos em geral; quadro negro; lápis; mural; cartolinas; folhas diversas; pincéis, lápis de cor, giz de cera; cola; livro didático; dicionários; livros de literatura; revistas em quadrinhos; jornais e revistas.

Critérios de Avaliação:
●A avaliação será realizada através da observação do interesse do aluno, da participação, do desenvolvimento das atividades produzidas oralmente ou por escrito, individuais ou coletivos, através de exercícios, trabalhos e provas.

Bibliografia:
Básica:
● Orientações Teórico-Metodológicas de Língua Portuguesa (Ensino Fundamenta II);
● Base Curricular Comum;
● Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa

Complementares:
http:/ portal.mec.gov.br/seb/pdf/português.pdf
Livro Didático: Tudo é Linguagem, 5ª série/ Ana Maria Triconi Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi; São Paulo, Editora Ática





Bom Nome, 10 de fevereiro de 2010




______________________________________________________
Assinatura do Professor




_______________________________________________________
Assinatura do Educador de Apóio

























Escola Napoleão Araújo








Plano de Curso
Ensino Fundamental




Disciplina: Língua Portuguesa
Ano: 7º
Professor: Cícera Mª P. de Carvalho
Cronograma: Ano letivo de 2010








Objetivos Gerais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário