sexta-feira, 21 de maio de 2010

Avaliações do 7º ano "A"

Escola Estadual Napoleão Araújo - Ensino Fundamental e Médio
Professora: Cícera Maria Pereira de Carvalho
Bom Nome, 28 de abril de 2010
Aluno:___________________________________ Série: 6ª Turma: “A”
Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa

1º) Leia o texto abaixo e coloque adequadamente os seguintes recursos gráficos: dois pontos, travessão, interrogação, exclamação:

Um Maluquinho mesmo de verdade chega pra uma senhora na calçada e pergunta_________
_________Minha senhora, por favor, onde é que fica o outro lado da rua_________
A senhora, muito paciente, mostra a outra calçada pro maluco e diz:
_________ É lá. Olha.
E o maluquinho:
–Engraçado_________ Eu estava lá e me disseram que era aqui.

Leia o texto a seguir e analise as circunstancias indicadas pelos advérbios destacados:
Hoje, dia 28 de abril de 2010, estou aqui na sala da 6ª série “A” aplicando a avaliação bimestral de Língua Portuguesa. Certamente, a maior parte dos alunos irá gostar da prova, alguns talvez digam que não tiveram tempo para estudar, já que ontem à noite fizeram recuperação de conteúdos não aprendidos, mas, se eles estudaram muito para a recuperação, não terão nenhuma dificuldade, pois o assunto é o mesmo e eles aprendem bem depressa.

2º) Retire do texto advérbio que expressa circunstancia de:
a) modo:_____________________ b) negação:_____________________________
c) tempo:_____________________ d) afirmação:____________________________
e) lugar:______________________ f) dúvida:_______________________________
g) intensidade:__________________

Leia atentamente o texto abaixo:
Joaquim mora na Rua da Alegria, numa pequena cidade chamada Santa Felicidade. Talvez seja por isso, que ele está sempre contente e cumprimenta todo mundo com um sorriso iluminado.
Marta perguntou outro dia a Joaquim porque ele era tão sorridente e ele respondeu:
- Sou casado com a Esperança, tenho dois filhos maravilhosos, Eduardo e Gustavo, além de tudo isso, moro aqui, mas trabalho em Bom Nome, na Biblioteca Leônidas Pereira de Menezes da Escola Estadual Napoleão Araújo, leio vários livros, assim a cada dia posso viver uma historia diferente.

3º) Observe que no texto acima foram empregadas palavras que dão nome aos personagens e lugares. Essas palavras são chamadas de substantivos próprios. Retire do texto as palavras que serviram para nomear:
a) Pessoas:_________________________ , _______________________, ________________________, ________________________ e __________________________.
b) Lugares: __________________________________. ________________________________________,
_____________________________________________________________________________________, _____________________________________________________________________________________ e ______________________________________________________________________________________

A raposa e o cacho de uvas
Uma raposa faminta, ao ver lindos cachos de uva suspensos em uma bela parreira, quis pegá-los, mas não conseguiu. Então, afastou-se dela, dizendo: “Estão verdes e devem ser azedos”.
Moral da história: Assim também, alguns homens, não conseguindo realizar seus negócios por incapacidade, acusam as circunstâncias.
4º) A raposa, não conseguindo pegar os cachos de uva suspensos em uma parreira, afastou-se dizendo que estavam verdes. Estariam mesmo verdes as uvas?
(a) Estavam verdes mesmo, por isso não valeria a pena tentar pegá-las.
(b) Não estavam verdes, simplesmente a raposa não conseguiu pegá-las e arranjou uma desculpa.



5º) Qual seria sua atitude se quisesse muito algo e não conseguisse obtê-lo?
(a ) simplesmente desistiria;
(b ) acharia um culpado para se ver livre da responsabilidade do fracasso;
(c ) tentaria de outras formas conseguir o desejado.

6º) Qual alternativa apresenta somente adjetivos?
(a) faminta, cachos, lindos, suspensos, parreira.
(b) faminta, lindos, bela, verdes, azedo.
(c) faminta, lindos, não, raposa, homens.

7º) Dê um final a fábula abaixo que corresponda adequadamente a moral:
O Gato e o Raposo
O gato e o raposo andavam de sociedade a correr o mundo.
Eram muito amigos, apesar de o raposo estar sempre depreciando seu compadre.
-Afinal de contas, amigo gato, por que não aprende mais truques para fugir dos cachorros que nos perseguem? Sempre ouvi dizer que você e inteligente. Será verdade?
- Sei subir rapidamente em árvores. É o que me basta. Vivo muito bem assim. Os cachorros nunca vão me pegar.
O raposo deu um sorriso matreiro.
- Você só sabe isso? Eu sei 99 truques diferentes! Conheço mil manhas, cada uma melhor que a outra. Finjo-me de morto, escondo-me nas folhas secas, nas moitas, corro em ziguezague, disfarço minhas pegadas...
Ele continuaria enumerando todos os seus truques se não ouvisse uma matilha de cães chegando rapidamente. O gato, _______________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Moral da historia: Fazer bem feito e fazer o melhor.

8º) Veja os quadrinhos e conte a história:

Nenhum comentário:

Postar um comentário