sexta-feira, 21 de maio de 2010

Avaliação do 9º ano "A"

Escola Estadual Napoleão Araújo - Ensino Fundamental e Médio
Professora: Cícera Maria Pereira de Carvalho
Bom Nome, 08 de abril de 2010
Aluno:___________________________________ Série: 8ª Turma: “A”
Avaliação de Língua Portuguesa

1º) O texto abaixo, encontra-se na 1ª pessoa do singular, passe-o para a 3ª pessoa:
- Não posso ser professor se não cumpro minha agenda profissional e faço da minha prática escolar, um segundo emprego, ou melhor, quando sobra tempo, e percebo cada vez mais que a minha prática precisa ser reciclada, ou seja, tenho que reinventar minha postura profissional, porque ser professar, é arriscar posição nem sempre compreendida, mas esta atitude, perfaz, a capacidade de aprender e apreender, técnicas conteúdo, e que somos capazes de trabalhar e de não poder ser neutro nas nossas atitudes, que exige de mim uma definição.
R_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º) Identifique nos três fragmentos de textos a seguir os modos verbais (indicativo, imperativo ou subjuntivo)
e justifique o sentido de cada um:
a) José
Se você gritasse,
se você gemesse, (____________________________________)
se você tocasse
a valsa vienense, Justificativa:_______________________________________________________
se você dormisse,
se você cansasse, __________________________________________________________________
se você morresse...
Mas você não morre,
Você é duro, José!
b)▪Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata, se ficar muito (__________________________) mole acrescente mais farinha de trigo, para adquirir consistência. ▪Acenda o forno para pré-aquecer em temperatura média. Justificativa:__________________________ ▪Unte um pirex com óleo, derrame um pouco da massa para cobrir o fundo, depois acrescente todo recheio e cubra com ________________________________________ o restante da massa e leve ao forno até dourar por cerca de 30 minutos
c)... – Quando adquiri esta gleba – disse ele –, tudo era mata
virgem, de ponta a ponta. Rocei, derrubei, queimei, abri (__________________________________)
caminhos, rasguei valos,estiquei arame, construí pontes, ergui casas, arrumei pastos, plantei café – fiz tudo. Trabalhei Justificativa:_____________________
como um negro cativo durante quatro anos. Mas venci. A ___________________________________
A fazenda está formada, veja. ___________________________________


3º) Leia o texto abaixo, retire os verbos que estão no pretérito perfeito e imperfeito e explique a diferença de sentido entre esses tempos verbais: Quadrilha Carlos Drummond de Andrade João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
a) Pretérito perfeito:_________________________________________________________________________
b) Pretérito imperfeito:_______________________________________________________________________
Explicação:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4º) Classifique em: (PS) Período Simples ou (PC) Período Composto.
01– ( ) Se tu a amasses, serias feliz.
02– ( ) Eu não sou criança, eu sou de menor.
03– ( ) Eu já nasci grande.
04- ( ) Eu tenho tudo isso,mas ganho no grito.
05 – ( ) Criança tem idade, faz aniversário, apaga velinhas.
06 – ( ) Criança tem livro.
07 – ( ) Criança tem pai, tem mãe, tem irmão.
08 – ( ) Criança tem vida.
09 – ( ) A primeira folha estava amassada.
10 – ( ) A história sempre se repete.

5º ) Classifique as orações coordenadas abaixo em assindética ou sindética:
a) Gostaria de ter viajado, mas não tive férias.
b) Tudo passa, tudo corre: é a lei.
c) João Paulo Minhon almoçou, repetiu
d) A atriz falou aos jornalistas e despediu-se em seguida.
e) Plantei, colhi, vendi, lucrei

6º) Classifique as orações coordenadas abaixo (aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva e explicativa):
a).Ou se faz chuva ou se faz sol:
Temos uma oração coordenada sindética ____________________________
2. A rua está molhada, pois choveu.
Temos uma oração coordenada sindética _____________________________
3. Quero açúcar e café, por favor.
Temos uma oração coordenada sindética _____________________________
4. Mario queria sair, mas estava chovendo.
Oração coordenada sindética _______________________________________
5. Não vou sair, portanto não insista.
Oração coordenada sindética _______________________________________

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário